segunda-feira, 9 de maio de 2011

4Projeto Eproinfo

http://1.bp.blogspot.com/_1SYlraI3BiQ/THfg7Tg2YrI/AAAAAAAAABQ/JCmtYhMRBI4/s1600/proinfo.jpgTURMA: E_EDUCADORES
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR
 

  






PROJETO:

TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM


  








PROINFO / JOAQUIM TÁVORA

2011


  1. TEMA: TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM
ProfessorasSilvia Panichi, Adriana Maria de Carvalho, Maria Margarete Felicio Brisola, Marcela Ferreira Abrantes da Silva, Ana Maria da Rosa Silva, Maria Leonina Alexandre Dos Santos, Claudejane Tomaz da Silva , Regina Aparecida Felizardo, Congeta Aparecida  Aprelino Brunieri.
 Público Alvo: alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais

  1. INTRODUÇÃO:
O presente projeto refere como aprender a elaborar o discernimento das informações e avanços tecnológicos fornecidos pelos mais diversos meios de comunicação, que estão disponíveis a todo o momento.
Trata-se de uma questão enigmática, pois o tema refere como proceder e utilizar a tecnologia na educação como um instrumento capaz de colocar o educando em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história e em condições de discernir um melhor aproveitamento para sua vida.
Devido a esses tipos de preocupação, faz com que educadores realizem atividades, utilizando a informática e outros meios multimídias, orientando e desenvolvendo a capacidade de percepção de nossos educandos.

  1. JUSTIFICATIVA :
            A era da tecnologia da informação e do conhecimento está sendo considerada de grande influência na construção das identidades sociais e culturais, cabe ao educador preparar o educando para usar criticamente e de maneira adequada, pois temos a ciência de  que o uso das tecnologias no ambiente escolar é necessário, pois nosso educando está diariamente em constante uso dessas ferramentas no seu cotidiano escolar como uso da TV, do vídeo, do celular, do computador entre outros multi-meios. Por isso inovar no ambiente escolar é indispensável e importante as discussões acerca das tecnologias a serem utilizadas, a partir de planejamentos, técnicas e metodologias educacionais que promovam a busca pelo ensino e aprendizado inovador com trocas constantes entre educador e educando. A escola possui importante compromisso na formação dos alunos e na atualização dos professores na inserção na sociedade da informação global através da tecnologia.
            Os efeitos da tecnologia são visíveis e diariamente se transformam e fazem parte do dia a dia da sociedade e precisamos estar sempre atentos para não ficarmos alienados, sendo assim, necessário acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico aos quais todos estão expostos.
            O professor, ao utilizar as tecnologias deve ter o discernimento ao utilizá-las, pois estas devem contribuir para a aquisição de conhecimento de forma integrada e atender as necessidades educacionais através de ações que desenvolvam o senso crítico e o raciocínio na busca da construção do conhecimento e na formação do novo cidadão. Para isso é preciso professores comprometidos e uma estrutura escolar que possibilite o uso das tecnologias em toda sua potencialidade nas instituições educacionais. Há necessidade de criar consciências da profundidade e alcance das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade mais humana, justa e solidária. Como diz Levy (1998), a construção do conhecimento passa a ser igualmente atribuída aos grupos que interagem no espaço do saber. Ninguém tem a posse do saber, as pessoas sempre sabem algo, o que as tornam importante quando juntas, de forma a fazer uma inteligência coletiva. “É uma Inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. (LÈVY,1998,p.28)

  1. OBJETIVOS:
      4.1 OBJETIVO GERAL:

            Devido ao acesso desenfreado às mídias da informática e informação, torna-se imprescindível a melhor preparação dos docentes, bem como dos educandos para essa nova era digital em que estamos nos deparando.

      4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

             _ Orientar os educando de uma maneira segura e objetiva de como proceder e utilizar o melhor acesso às tecnologias de maneira útil e segura.
            _ Instrumentar os alunos para a utilização de mídias como: vídeo, internet, redes sociais, entre outras.
_Conscientizar a importância do uso dos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente.
-Investigar os impactos do mau uso das mais diversos tipos de mídias.

      5. PROCEDIMENTOS:

Para atingir nossos objetivos, utilizaremos recursos mediáticos como o laboratório de informática, a fim de explorar seus aplicativos e explorar seus recursos.
Utilizar de meios como; encenação teatral, entrevistas e depoimentos de jovens “viciados” em tecnologia com intuito de conscientizá-los quanto às mídias podem influenciar tanto positivamente como negativamente suas vidas.
Como relata SOARES;1999(...) É  por meio da educação para a mídia que se pode estabelecer políticas educativas que visam minimizar os efeitos da mídia sobre as crianças e adolescentes.(p.267).

6     RECURSOS:

            A mídia pode ser inserida no contexto educacional, como relata GAGNÉ (1971,P.247). “São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno”. Seguindo o raciocínio de GAGNE, além do professor,todos os tipos de  recursos audiovisuais e didáticos como jornal, televisão, laboratório de informática, vídeos, papel, pen-drive, data-show, TV pen-drive, DVD, textos, revistas, reportagens, serão meios de informação e formação de um  melhor entendimento conscientizado sobre o tema trabalhado.

      7. CONCLUSÃO:

            Através do projeto TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM, os educandos passaram a olhar as mídias tecnológicas com mais responsabilidade e discernimento do que é bom ou ruim para as suas vidas no meio tecnológico.
Compreenderão que se pode tirar bom proveito dos recursos tecnológicos para sua vida escolar, não só utilizando-a como recurso de entretenimento.

       8. AVALIAÇÃO:

                        A avaliação será diagnóstica, ou seja, durante o desenvolvimento do projeto.    Destinando-se a promover e concluir a conscientização do educando ao uso criticamente e de maneira adequada os recursos e avanços tecnológicos que a todo o momento a mídia propaga.


9. Referências:

            LÉVY PIERRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO. Uzias Ferreira Adorno Júnior¹. Faculdade Albert Einstein. Brasília.2009.

            SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação e criatividade na escola. São Paulo: Paulinas, 1999.

            GAGNÉ, R. Como se realiza aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971

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