quinta-feira, 29 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROERD

 É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, na Escola Janina e demais escolas do município, para alunos da 4ª série e 5º ano.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.



A Capoeira

    No dia 20 de setembro dei início a aula sobre os afrodescendentes lendo para os alunos sobre o surgimento da capoeira. E no mesmo dia os alunos do PETI juntamente com seus professores foram convidados para vir até a escola e fazer uma apresentação de capoeira. Também puderam divulgar esse belíssimo trabalho feito com os alunos, pois estavam todos bem treinados e uniformizados.
    Os alunos também tiveram oportunidade de conhecer o instrumento tocado na capoeira o "Berimbau".

História da Capoeira - Resumo

    A capoeira tem como ponto de partida a escravidão no Brasil. Os negros escravos trazidos da África para trabalhar inicialmente na plantação de cana, ficavam agrupados nas senzalas das fazendas dos senhores. A insatisfação era total, os negros tentavam a todo custo se libertar, alguns até conseguiam e iam viver nas matas, onde formavam os quilombos.
    Sendo o quilombo de Palmares o mais importante, teve Zumbi como seu principal comandante.
    Pode-se dizer que a ânsia pela liberdade criou a capoeira e que a luta por justiça era muito difícil, pois de um lado o negro explorado vivia em condições sub-humanas contra todo o sistema de colonização portuguesa, onde estavam os senhores de engenho e os capitães do mato (que por ironia, muitas vezes era um negro ou mestiço).
    Na falta de acesso, ou de saber usar uma arma eficaz, usavam o que estava ao seu alcance: 
    O corpo!!!!!!
    O corpo: esta foi a arma usada pelo negro.
    Ele trouxe consigo, vários costumes e danças, e ao ter contato com a cultura local (outras danças, lutas indígenas etc...) criou aqui no Brasil, uma forma de lutar para poder fugir da senzala.
    Esta luta foi desenvolvida e "ensinada", misturada com suas manifestações, danças, cânticos e instrumentos.
    Foi desta mistura que veio a ideia de LUTA DISFARÇADA EM DANÇA!!!!

SURGIA ASSIM, A CAPOEIRA.



Professora: Verônica R. R. M. Pereira - 2º ano A