sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Tecnologia e Informação

                                                               
      Grupo: As Internautas

SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR
                                           
                    

                                       PROJETO TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO



PROINFO / JOAQUIM TÁVORA

2011





              1. Dados de identificação
    1.1 Instituições: Escola Municipal Professora Janina de Lima Cavalheiro, Escola Municipal São José e Escola Municipal São Sebastião.
    1.2 Grupo: As internautas.
         1.3 Professoras  Ana  Paula  de  Carvalho,   Lucienne   Paula  Calil   Pontes, Lucimar  Aparecida Gonzales  Jimenez,   Lealdina  dos Santos Oliveira,   Helena de Fatima   da  Silva,    Eleni  Maria   Domingues Boldrin,   Salete   Eziquiel  de   Sousa,   Silvana Maria Domingues, Ângela Cecília Biazin.
           
         1.3 Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais.

2. Tema: Tecnologia e informação.

         3. Introdução:
O presente projeto trata do reconhecimento de discernimento das informações provindas dos diversos meios de comunicação, que a todo momento nos são repassadas, devido aos avanços tecnológicos. Este tema é bastante polêmico, pois muitos afirmam que a mídia pode ser uma influência negativa, já outros acreditam que a mídia deve ser de interesse de professores, pais, alunos, pois ela pode melhorar a educação.
          Atualmente, as mudanças são muito rápidas, não conseguimos acompanhá-las. Quem dita as normas comportamentais são os meios de comunicação e esta divulgação totalmente explorada, inclusive pelas nossas crianças, divulga um mundo sem limites e valores bem diferentes dos que nos foram passados, podendo alterar o comportamento e induzir nossas crianças para uma ação involuntária, pois vão absorvendo essas ideias como algo normal.
         Essa preocupação faz com que professores direcionem as atividades realizadas através da tecnologia, orientando e desenvolvendo a capacidade de percepção de nossos alunos.

4. Justificativa:
As informações que a mídia nos traz diariamente são fatores fundamentais para a vida na atualidade em que vivemos, pois sem elas não conseguimos acompanhar as mudanças e evoluções que acontecem no mundo.
          Portanto o uso das novas tecnologias como ferramenta útil no processo ensino aprendizagem, faz-se necessário para o melhor desenvolvimento do aluno. Percebe-se ainda que nem sempre estas questões são devidamente amadurecidas no meio dos profissionais da educação.
 “Na sociedade contemporânea tem ocorrido o surgimento de uma nova produção da subjetividade em função da organização do cotidiano pela mídia (...)portanto, crianças, adolescentes e adultos alteram suas relações intersubjetivas a partir das influências que a mídia e a cultura exercem sobre todos.”(Campos e Souza 2003).
Através da divulgação de um produto na mídia, esta acaba influenciando e desempenhando o papel de criar hábitos, modos de viver e de pensar, além de definir estilos, fabricar modelos identificatórios, testemunhando assim o poder das palavras e das imagens sobre as pessoas.
De acordo com Oliveira ([s.d.], p. 27) a sociedade, na qual este sujeito midiático está inserido, é constituinte de uma sociedade da tecnologia, de consumidores de informações e de mensagens. Sujeitos suscetíveis aos apelos publicitários que transformam objetos em quereres imprescindíveis enecessários, mesmo que assim não se destinem a ser. Ainda segundo o autor, não deixa de ser um ato de violência a imposição da representação das coisas enquanto sentido para o indivíduo, mais do que o valorem si dos objetos. A mídia é, assim, um centro de poder, capaz de criar e destruir heróis, vencedores e vítimas e definir crenças e condutas sociais.
           Para acompanharmos a evolução tecnológica que a cada dia se expande, é importante que nós educadores mudemos nossa maneira de ensinar em nosso dia a dia.
          Quando o professor da oportunidade para que seu aluno possa criar e expor seus pensamentos, dentro de um ambiente de manipulação, investigação e formação de hipóteses consequentemente lhe permitirá ser construtor de seus próprios conceitos, relacionando conteúdos escolares com atividades vivenciadas no cotidiano, onde o aluno desenvolve a sua própria linguagem relacionada a sua compreensão, interpretando e apreendendo a realidade que aplica em sua vida.
O presente projeto propõe por fim que o professor possa intervir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos criando condições que viabilizem a sua percepção acerca da influência midiática na sociedade contemporânea.

5. Objetivos
5.1 Objetivo geral:
- Estimular o educando para o uso da tecnologia digital e dos diversos equipamentos eletrônicos criados para a facilidade e desenvolvimento dos diferentes serviços prestados a sociedade, levando-os a perceber as influências que estes podem exercer sobre as pessoas.

5.2 Objetivos Específicos:
- Demonstrar aos alunos que o uso da tecnologia e informática podem ser incorporados em todas as disciplinas escolares, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recursos pedagógicos com o propósito de estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento.
- Instrumentar o aluno para desenvolver atividades que possibilitem a aquisição e/ou complementação de habilidades técnicas inclusivas na realidade digital.
- Valorizar as aulas de computação, onde os alunos terão contato com o computador.
- Informar que o uso da tecnologia digital aprimora e qualifica os conhecimentos dos alunos.
- Investigar os impactos da influência da mídia.

6. Procedimentos:  
         Diariamente temos contato com múltiplas variedades que a mídia apresenta e que, em comum, tem o objetivo de nos vender alguma coisa. São ideias, produtos, sonhos, etc. O instrumento publicitário atinge, na maioria das vezes, seu público alvo de acordo com o objetivo de seus idealizadores.
Conforme  Maia   (2003),   a   mídia é   designação genérica  dos   meios  de comunicação  social;  jornais, revistas,  cinema,  rádio, televisão,  internet. Assim ela está no dia-a-dia  das pessoas.  Hoje em dia, as informações  estão  ao  nosso  redor constantemente.
Mas até que ponto a mídia influencia nossas vidas?
Através desse questionamento, será iniciado um debate em sala de aula, onde os alunos poderão ser orientados para que percebam a real intenção de anúncios, fotos, revistas, propaganda, a observar o conteúdo de sites atentamente e sempre estar passando que todos estão sujeitos a fatos agradáveis ou desagradáveis, a partir do momento em que estão em contato a tantos meios de comunicação.
Riane Eisler comenta que as escolas precisam ajudar os estudantes no seu desenvolvimento, na formação de seus conceitos e pensamentos significativos e construtivos. As escolas têm responsabilidade para prover, aos jovens, as informações e orientações necessárias para resistirem as mensagens prejudiciais transmitidas pela mídia.
 Utilizar de meios como o teatro, desenhos animados e vídeos, ajudará a compreender que nem tudo o que veem pode ser real, que sempre pode haver riscos e que eles só devem entrar em sites e anúncios confiáveis e de preferência com o auxilio de um responsável.
De acordo com Soares, 1999 (...) é por meio da Educação para a Mídia que se pode estabelecer políticas educativas que visam minimizar os efeitos da mídia sobre as crianças e adolescentes.(p.267).
 Solicitar palestras com especialistas, destinadas aos pais, mostrando que eles devem monitorar os sites que seus filhos entram, e se possível bloquear com senhas programas de TV e sites inadequados. 
 Fazê-los pensar se a compra de alguns produtos realmente é necessária e indispensável no momento; se a compra não trará dano algum e se o produto ajudará de alguma forma em sua vida, conscientizando os educandos que nem tudo que queremos nós podemos adquirir.   



7. Recursos:
Os recursos audiovisuais e didáticos como o jornal, a televisão, o vídeo, revistas, computadores conectados a internet serão usados como fontes de informação, formação e pesquisa, objetivando um melhor entendimento e aprofundamento do tema trabalhado.
A mídia pode ser inserida em sala de aula através dos Recursos de Ensino. Estes segundo Gagné (1971, p. 247) “são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno”. Estes componentes são, além do professor, todos os tipos de mídias que podem ser utilizadas em sala de aula, tais como, revistas, livros, mapas, fotografias, gravações, filmes etc.
Professores, equipe pedagógica, alunos como instrumentos facilitadores e fundamentais no desenvolvimento e realização do projeto.

8. Avaliação:
A avaliação acontecerá através do acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Portanto, as formas avaliativas serão desencadeadas durante e depois do projeto concluído, destinando-se a promover o permanente crescimento dos alunos, atendendo às necessidades específicas de cada disciplina, dos currículos, da escola e em cada momento concreto da evolução do sistema educativo.

9. Conclusão:
 Durante a aplicação do projeto, os alunos irão perceber que a tecnologia não é utilizada apenas para fins de entretenimento, mas também e principalmente para contribuir no desenvolvimento da aprendizagem.
         Compreenderão ainda que nas atividades tecnológicas educativas, irão  encontrar uma nova forma de pensar na construção do conhecimento, sem ficar de fora das técnicas inclusivas da realidade digital.

10. Referências:

 CAMPOS, C. C, G. de; SOUZA, S. J.e. Mídia, Cultura do Consumo e Constituição da Subjetividade na Infância. Rio de Janeiro, 2003.
   http://mentemidia.blogspot.com/. Acesso em: 04 abr. 2011

EISLER, Riane. Tomorrow´s Children. Westviw, 2000.

 
GAGNÉ, R. Como se realiza aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

 MAIA, João Domingues. Português-Novo Ensino Médio. Volume único. 10.ª edição – São Paulo: Editora Ática, 2003

 OLIVEIRA, F., A mídia e a ordem sancionada: exercícios de violência simbólica, [s.l]:                  [s.Ed.], [s.d]

 SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação e criatividade na escola. São Paulo: Paulinas, 1999.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A CRIANÇA E O CONSUMISMO

                                                                                                                                      
GRUPO: PROFEVOLUÇÃO



CURSISTAS:

CLEIDE APARECIDA O. DO NASCIMENTO
DELZUITA VIEIRA DE SOUZA
JULIANA MARTINEZ OEDA
MARIA MADALENA MIRANDA
MARIA BEATRIZ SANTIN
MARCIA REGINA RODRIGUES CORRÊA
PATRÍCIA VARGAS DA SILVA MORENO

TURMA: 18778

PROFESSOR TUTOR:

SILMARA ROBLES ESCORSIN


PROJETO: A CRIANÇA E O CONSUMISMO

  1. INTRODUÇÃO:

                        Nem é preciso afirmar que o mundo vem passando por diversas transformações, como nunca antes visto, graças basicamente, à revolução tecnológica. Ela invadiu os nossos lares e alterou, paulatinamente, muitos valores e costumes que existiam outrora. Ninguém sabe se isso gerou mais pontos positivos ou negativos, mas uma coisa é certa: as crianças acompanharam essa evolução e hoje estão irreconhecíveis. Com o aumento do poder de consumo da população como um todo,no mundo inteiro. O problema é a conscientização sobre a relação entre consumo e sustentabilidade. Da comunicação mercadológica de empresas, e da publicidade não podemos nos defender, mas essa mudança de pensamento só será conseguida através da ação conjunta de pais, escolas, sociedade civil e do governo. Não condenamos a evolução da tecnologia, ela já faz parte do nosso cotidiano, o que está em questionamento é a forma de “como” as crianças estão fazendo uso desta ferramenta já considerada de essencial importância em nosso dia a dia, tanto na escola como no trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA:

                        Faz-se necessário um trabalho de conscientização com o público infantil a fim de preservar e contribuir para que a tecnologia tenha influência positiva no desenvolvimento de nossa crianças. O consumismo infantil é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social e cabe a nós educadores fazer um trabalho de conscientização com nossos alunos com o propósito de desenvolver nas crianças o bom uso da tecnologia e da mídia nos tempos atuais.

  1. OBJETIVOS:
3.1  OBJETIVO GERAL:

                        Desenvolver no público infantil a consciência de que a publicidade não pode ser vista como artigo de primeira necessidade e que o consumo irracional pode ser minorado e evitado, se efetivamente a infância for preservada em sua essência com o tempo indispensável e fundamental para a formação da cidadania.

.2      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü      investigar as representações da mídia e as implicações pedagógicas deste modo “midiático” de ver o mundo;
ü      desenvolver nas crianças a capacidade de ver a publicidade com olhar crítico;
ü      trabalhar com o  público infantil a capacidade de diferenciar consumismo e necessidade de possuir algo;
ü      despertar no público-alvo a importância e a diferença do ter e do ser;
ü      mostrar o uso da tecnologia para o bom desenvolvimento tanto na vida escolar como, futuramente, na vida profissional.

ü      PROCEDIMENTOS :

ü      Pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais e internet;
ü      Questionário aos pais ou responsáveis sobre o assento;
ü      Palestra para a classe e aos pais;
ü      Entrevista;
ü      Atividades escritas;
ü      Teatro;
ü      Vídeos relacionados ao tema.

ü      ATIVIDADES PROPOSTAS :

ü      Ir na sala da turma escolhida conversar sobre o tema do projeto;
ü      Passar o vídeo “ Criança e Consumismo” e promover um debate levantando os pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü      Organizar um questionário e entregá-los aos pais ou responsáveis para que respondam e devolva;
ü      Estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü      Marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “Criança e Consumismo”;
ü      Com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro e apresentar a toda a escola.


  1. PROCEDIMENTOS:

ü      pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais, livros, artigos, internet,etc;
ü      questionário formulado e direcionado aos pais ou responsáveis sobre o assunto em questão;
ü      palestra para a classe escolhida para desenvolver o projeto e para os pais;
ü      entrevista com a psicóloga municipal;
ü      atividades em sala;
ü      teatro;
ü      vídeos relacionados ao tema.

  1. ATIVIDADES PROPOSTAS:


ü      ir na sala da turma escolhida para desenvolver um diálogo sobre o tema do projeto;
ü      passar um vídeo e promover um debate levantando aos pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü      organizar um questionário e entregá-lo aos pais ou responsáveis para que respondam e devolvam;
ü      estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü      marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “ A Criança e o Consumismo”;
ü      com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro me apresentar a toda a escola.

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:

è    vídeos
è    data show
è    TV
è    computador
è    psicóloga


  1. FEEDBACK:

ü      Resultado;
ü      Fotos.


  1. AVALIAÇÃO FINAL:

Avaliaremos os resultados mediante a participação dos alunos nas atividades propostas e seu desempenho na realização das mesmas.

  1. REFERÊNCIAS:

ü     Vídeo youtube: A criança e o consumismo.
ü     Instituto Alana http://www.criançaeconsumismo.org.br/
ü     Revistas; Nova Escola e Revista do Professor.








EPROINFO/ ABRIL DE 2011
JOAQUIM TÁVORA - PR