quarta-feira, 27 de abril de 2011

A CRIANÇA E O CONSUMISMO

                                                                                                                                      
GRUPO: PROFEVOLUÇÃO



CURSISTAS:

CLEIDE APARECIDA O. DO NASCIMENTO
DELZUITA VIEIRA DE SOUZA
JULIANA MARTINEZ OEDA
MARIA MADALENA MIRANDA
MARIA BEATRIZ SANTIN
MARCIA REGINA RODRIGUES CORRÊA
PATRÍCIA VARGAS DA SILVA MORENO

TURMA: 18778

PROFESSOR TUTOR:

SILMARA ROBLES ESCORSIN


PROJETO: A CRIANÇA E O CONSUMISMO

  1. INTRODUÇÃO:

                        Nem é preciso afirmar que o mundo vem passando por diversas transformações, como nunca antes visto, graças basicamente, à revolução tecnológica. Ela invadiu os nossos lares e alterou, paulatinamente, muitos valores e costumes que existiam outrora. Ninguém sabe se isso gerou mais pontos positivos ou negativos, mas uma coisa é certa: as crianças acompanharam essa evolução e hoje estão irreconhecíveis. Com o aumento do poder de consumo da população como um todo,no mundo inteiro. O problema é a conscientização sobre a relação entre consumo e sustentabilidade. Da comunicação mercadológica de empresas, e da publicidade não podemos nos defender, mas essa mudança de pensamento só será conseguida através da ação conjunta de pais, escolas, sociedade civil e do governo. Não condenamos a evolução da tecnologia, ela já faz parte do nosso cotidiano, o que está em questionamento é a forma de “como” as crianças estão fazendo uso desta ferramenta já considerada de essencial importância em nosso dia a dia, tanto na escola como no trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA:

                        Faz-se necessário um trabalho de conscientização com o público infantil a fim de preservar e contribuir para que a tecnologia tenha influência positiva no desenvolvimento de nossa crianças. O consumismo infantil é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social e cabe a nós educadores fazer um trabalho de conscientização com nossos alunos com o propósito de desenvolver nas crianças o bom uso da tecnologia e da mídia nos tempos atuais.

  1. OBJETIVOS:
3.1  OBJETIVO GERAL:

                        Desenvolver no público infantil a consciência de que a publicidade não pode ser vista como artigo de primeira necessidade e que o consumo irracional pode ser minorado e evitado, se efetivamente a infância for preservada em sua essência com o tempo indispensável e fundamental para a formação da cidadania.

.2      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü      investigar as representações da mídia e as implicações pedagógicas deste modo “midiático” de ver o mundo;
ü      desenvolver nas crianças a capacidade de ver a publicidade com olhar crítico;
ü      trabalhar com o  público infantil a capacidade de diferenciar consumismo e necessidade de possuir algo;
ü      despertar no público-alvo a importância e a diferença do ter e do ser;
ü      mostrar o uso da tecnologia para o bom desenvolvimento tanto na vida escolar como, futuramente, na vida profissional.

ü      PROCEDIMENTOS :

ü      Pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais e internet;
ü      Questionário aos pais ou responsáveis sobre o assento;
ü      Palestra para a classe e aos pais;
ü      Entrevista;
ü      Atividades escritas;
ü      Teatro;
ü      Vídeos relacionados ao tema.

ü      ATIVIDADES PROPOSTAS :

ü      Ir na sala da turma escolhida conversar sobre o tema do projeto;
ü      Passar o vídeo “ Criança e Consumismo” e promover um debate levantando os pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü      Organizar um questionário e entregá-los aos pais ou responsáveis para que respondam e devolva;
ü      Estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü      Marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “Criança e Consumismo”;
ü      Com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro e apresentar a toda a escola.


  1. PROCEDIMENTOS:

ü      pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais, livros, artigos, internet,etc;
ü      questionário formulado e direcionado aos pais ou responsáveis sobre o assunto em questão;
ü      palestra para a classe escolhida para desenvolver o projeto e para os pais;
ü      entrevista com a psicóloga municipal;
ü      atividades em sala;
ü      teatro;
ü      vídeos relacionados ao tema.

  1. ATIVIDADES PROPOSTAS:


ü      ir na sala da turma escolhida para desenvolver um diálogo sobre o tema do projeto;
ü      passar um vídeo e promover um debate levantando aos pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü      organizar um questionário e entregá-lo aos pais ou responsáveis para que respondam e devolvam;
ü      estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü      marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “ A Criança e o Consumismo”;
ü      com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro me apresentar a toda a escola.

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:

è    vídeos
è    data show
è    TV
è    computador
è    psicóloga


  1. FEEDBACK:

ü      Resultado;
ü      Fotos.


  1. AVALIAÇÃO FINAL:

Avaliaremos os resultados mediante a participação dos alunos nas atividades propostas e seu desempenho na realização das mesmas.

  1. REFERÊNCIAS:

ü     Vídeo youtube: A criança e o consumismo.
ü     Instituto Alana http://www.criançaeconsumismo.org.br/
ü     Revistas; Nova Escola e Revista do Professor.








EPROINFO/ ABRIL DE 2011
JOAQUIM TÁVORA - PR












Nenhum comentário:

Postar um comentário