Escola Municipal Professora Janina de Lima Cavalheiro - E.F
TEATRO JUNINO: UM CAIPIRA APAIXONADO
Personagens: 01 Padre, 01 Pai da Noivo, 01 Noivo ,01 Noiva, 01 Xerife e Convidados.
Narrador: – Lá pras banda do paior grande havia uma moça pra lá de bunita chamada de Thainá.
(Thainá entra e senta num pedaço de tronco de árvore)
(Thainá entra e senta num pedaço de tronco de árvore)
Narrador: – Todas tarde a Thainá se assentava pra ouvir os passarinhos cantá.
(Sonoplastia: canto de passarinhos)
(Sonoplastia: canto de passarinhos)
Narrador – Por ali também morava o Gabriel.
(Entra o Gabriel)
(Entra o Gabriel)
Narrador: – Todas tarde o Gabriel vinha e se assentava pra ouvir... a Thainá suspirá.
Narrador: – Suspira de cá, suspira de lá... até que um dia de tanto suspira...os dois se apaixonaram. (um pega na mão do outro.
Narrador: – Suspira de cá, suspira de lá... até que um dia de tanto suspira...os dois se apaixonaram. (um pega na mão do outro.
Thainá: – (suspira) Ai, ai... Gabriel!!
Gabriel: – (suspira) Ai, ai...Thainá!!
Narrador :- os dois pegaram na mão e dão um passeio.
Narrador – Nessa hora por ali passava o Nhá Larissa mãe da Thainá com seu pai.
Gabriel: – (suspira) Ai, ai...Thainá!!
Narrador :- os dois pegaram na mão e dão um passeio.
Narrador – Nessa hora por ali passava o Nhá Larissa mãe da Thainá com seu pai.
Os pais: _ Eu viu tudo.
Narrador: Thainá e Gabriel soltam das mãos. (com medo)
Thainá : – Papai foi sem quer!
Nhô Gabriel Yuzo: – Se pega na mão tem que casá.
Narrador: Thainá e Gabriel soltam das mãos. (com medo)
Thainá : – Papai foi sem quer!
Nhô Gabriel Yuzo: – Se pega na mão tem que casá.
Narrador: Nhô Gabriel Yuzo é um homi muito dos bravu. O Gabriel inda tentô argumentá:
Gabriel : __ Foi sem querer...
Nhô Gabriel Yuzo: – Vá si embora se arrumá Thainá, pra vocês se casa. (eles saem do cenário).
Gabriel : __ Foi sem querer...
Nhô Gabriel Yuzo: – Vá si embora se arrumá Thainá, pra vocês se casa. (eles saem do cenário).
Narrador: – O casamento foi marcado, estava tudo arranjado. A noiva chegou primeiro e estava uma formosura. (Entra a Thainá vestida de noiva ).
Padre: – (entra) E cadê o noivo?
Thainá (feliz): _Já, já ele aparece.
Narrador: – Demorou um pouco mas o noivo apareceu. Veio trazido pelo pai, com o xerife.
Thainá (feliz): _Já, já ele aparece.
Narrador: – Demorou um pouco mas o noivo apareceu. Veio trazido pelo pai, com o xerife.
Xerife: __ Hoje vim acá no arraiá pra mód i casá esse par de moçus que pretende formá uma famia.
Padre:__ U noivo é fio Du fazendero Gabriel Yuzo, a noiva é fia do fazendera Nhá Tamiris.
Xerife:__ Prá ocês não fazê fofoca, quero que o padre começa já o casório.
Padre:__ Vamos moçada, ocês acha que eles pode junta seus trapos hoje?
Então vamos para frente arrespondendo.
( o noivo ameaça a fugir, mas o pai da noiva e o Xerife, aponta uma espingarda e traz ele de volta)
Padre:__ Ocê, Gabriel arrecebe a THainá como esposa?
Noivo – Pode dá resposta até quando?
Noivo – Pode dá resposta até quando?
Xerife: Vamos cabra safada, pensou que ia escapa dessa?
Noivo:__ Tô pensando padre! – Ai, meu nosso Senhor, dessa eu não escapo!
Padre:__ Seu Gabriel,é de gosto casar com Sinhazinha Thainá ? Fala logo Gabriel!
Noivo: __ Tá bom, seu padre!
Noivo: Eu, Gabriel arrecebo à vosmecê Thainá como minha muié verdadeira esposa..
Padre:__ I vancê Thainá?
Noiva:__ Claro seu padre. Escorreguei na primeira. Escorreguei na segunda. Mas este não me escapa não.
Eu caso sim.
Padre: Responda logo.
Noiva: Eu, Thainá arrecebo a vois sinhozinho como meu maridu verdadêro.
Narrador:__ Depois dessas adeclaração, o padre declarou-se como: maridu i muié. Prá eles vivê cum muito amô, povoando o arraiá com argumas dúzias de fios pro mundu num acabá.
Padre: O que vocês acham noivos?
Noivo:__ Tá bom seu padre!
Noiva: __ Tá bom seu padre!
Gabriel Yuzo: (O Pai) aponta a espingarda pra ele, que fica com medo diz:
Etá casamentão bom sô!
Todos gritam: Viva os noivos!
Acaba a cerimônia.
Xerife:__ vamus dançá a quadria ocês tudo pessoar!.
QUADRILHA: FESTA JUNINA DE 2011
Os comandos mais utilizados são:
BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.
É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ. E vice-versa,
ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.
TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.
PASSEIO DOS NAMORADOS:
BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.
É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ. E vice-versa,
ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.
TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.
PASSEIO DOS NAMORADOS:
01. Cada um com seu par, de braços dados em fila e dão uma volta no salão.
02. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma, diante da outra, separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.
03. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU "CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS"
Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.
Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.
04. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU "DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS"
As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.
As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.
05. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADO (balance depois da troca)
Os cavalheiros dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo.
Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa
Os cavalheiros dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo.
Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa
06. GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão
07. GRANDE CÍRCULO: Damas na frente dos cavalheiros.
08. CAMINHO DA ROÇA
Damas na frente dos cavalheiros, continuam andando em fila, (atenção para que fique intercalados dama - cavalheiro, dama – cavalheiro. . Seguem na caminhada, braços livres, balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.
Olha o trem!
Cada um pega na cintura da pessoa a sua frente e caminha.
Enguiçou! (Param...)
Consertou! (Seguir em frente.)
Olha a chuva! (Cada um coloca as mãos entrelaçadas sobre a cabeça). Já passou!
Olha a chuva! (Cada um coloca as mãos entrelaçadas sobre a cabeça). Já passou!
Olha a cobra! Todos gritam “Ui” e se viram – a fila agora anda em sentido contrário ao que vinha.
Já foi embora! Era alarme falso.
Todos gritam ! “Oba” e se viram – a fila volta a andar no sentido inicial.
Todos gritam ! “Oba” e se viram – a fila volta a andar no sentido inicial.
09. TROCAR DE DAMA: Em círculo damas ao centro de frente ao cavalheiro prestar atenção nos comandos.
O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornando para a sua parceira. ( comando: balancê com o par e trocar de par)
10. GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão)
11. O TÚNEL
Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.
O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornando para a sua parceira. ( comando: balancê com o par e trocar de par)
10. GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão)
11. O TÚNEL
Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.
12. GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão)
13. CAVALINHO DA RAIA: damas e cavalheiros ao centro. Cavalheiros pega nas mãos das damas e sai pulando até o final da fila. Assim acontece com todos os casais.
14. DESPEDIDA: GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão. (Vão saindo acenando, as damas com a mão e os cavalheiros com o chapéu).
13. CAVALINHO DA RAIA: damas e cavalheiros ao centro. Cavalheiros pega nas mãos das damas e sai pulando até o final da fila. Assim acontece com todos os casais.
14. DESPEDIDA: GRANDE PASSEIO: Damas de um lado cavalheiros do outro. (dá uma volta no salão. (Vão saindo acenando, as damas com a mão e os cavalheiros com o chapéu).