No dia 20 de setembro dei início a aula sobre os afrodescendentes lendo para os alunos sobre o surgimento da capoeira. E no mesmo dia os alunos do PETI juntamente com seus professores foram convidados para vir até a escola e fazer uma apresentação de capoeira. Também puderam divulgar esse belíssimo trabalho feito com os alunos, pois estavam todos bem treinados e uniformizados.
Os alunos também tiveram oportunidade de conhecer o instrumento tocado na capoeira o "Berimbau".
História da Capoeira - Resumo
A capoeira tem como ponto de partida a escravidão no Brasil. Os negros escravos trazidos da África para trabalhar inicialmente na plantação de cana, ficavam agrupados nas senzalas das fazendas dos senhores. A insatisfação era total, os negros tentavam a todo custo se libertar, alguns até conseguiam e iam viver nas matas, onde formavam os quilombos.
Sendo o quilombo de Palmares o mais importante, teve Zumbi como seu principal comandante.
Pode-se dizer que a ânsia pela liberdade criou a capoeira e que a luta por justiça era muito difícil, pois de um lado o negro explorado vivia em condições sub-humanas contra todo o sistema de colonização portuguesa, onde estavam os senhores de engenho e os capitães do mato (que por ironia, muitas vezes era um negro ou mestiço).
Na falta de acesso, ou de saber usar uma arma eficaz, usavam o que estava ao seu alcance:
O corpo!!!!!!
O corpo: esta foi a arma usada pelo negro.
Ele trouxe consigo, vários costumes e danças, e ao ter contato com a cultura local (outras danças, lutas indígenas etc...) criou aqui no Brasil, uma forma de lutar para poder fugir da senzala.
Esta luta foi desenvolvida e "ensinada", misturada com suas manifestações, danças, cânticos e instrumentos.
Foi desta mistura que veio a ideia de LUTA DISFARÇADA EM DANÇA!!!!
SURGIA ASSIM, A CAPOEIRA.
Professora: Verônica R. R. M. Pereira - 2º ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário